Intervenção Precoce

O nascimento de um bebê sempre vem repleto expectativas, são muitas dúvidas e perguntas frente a tudo que estará por vir. O primeiro ano de vida, em especial, consiste nas principais evoluções no desenvolvimento motor, na aquisição de linguagem e no aprendizado cognitivo. Quando são identificados desvios da normalidade, torna-se fundamental a INTERVENÇÃO para auxiliar tanto o bebê a adquirir novas conquistas com a família para passar por essas etapas de forma adequada e com apoio necessário. Avaliar o desenvolvimento motor, planejar a apropriada intervenção individualizada e orientar os pais para cuidados domiciliares, são os objetivos dos nossos tratamentos. Utilizamos avaliações padronizadas para complementar nossas intervenções e auxiliar os pais nos entendimentos dos avanços e passos a serem seguidos durante as terapias.

1
 

Avaliação de Movimentos Gerais (GMs)

O Método de avaliação desenvolvido por Prechtl, General Movements Assessment (GMs) fornece um método rápido, com objetivo de identificar quaisquer desvios neurológicos que podem levar à Paralisia Cerebral e outros déficits do desenvolvimento tardios.

Há uma necessidade iminente e uma maneira confiável para reconhecer quais crianças necessita de tratamento. Igualmente importante é a necessidade de oferecer aos pais uma previsão realista de desenvolvimento da criança.

Os bebês têm General Movements (GMs) ( "Movimentos Gerais" ) espontâneos típicos e distintos desde antes do nascimento até a 20 semanas pós-termo. As crianças cujos GMs estão ausentes ou anormais estão em maior risco de apresentarem doenças neurológicas, em especial, Paralisia Cerebral. A avaliação dos GMs é utilizada para identificar os movimentos gerais anormais ou ausentes e, dependendo do tipo de anormalidade, pode ser altamente preditiva de paralisia cerebral por cerca de 3 meses de idade pós-termo. A intervenção pode começar muito cedo, com potencialmente melhores resultados, se uma criança é diagnosticada com risco de paralisia cerebral através da Avaliação de Movimentos Gerais (GMs).

Os GMs são avaliados com a criança acordada deitada sobre suas costas, enquanto eles estão calmos e alertas. A criança não deve ter quaisquer brinquedos ou chupetas e os pais podem estar assistindo nas proximidades, mas não podem interagir com seu bebê. O bebê é filmado por 3-5 minutos e a avaliação é feita a partir do vídeo.

 

ALBERTA INFANT MOTOR SCALE (AIMS)

É uma medida para avaliar as habilidades motoras grossas infantis.

A AIMS é uma medida observacional, baseada no desempenho do desenvolvimento motor infantil do 0 aos 18 meses de idade.