Fisioterapia

O tratamento fisioterapêutico realizado por nossos profissionais é baseado no Conceito Neuroevolutivo Bobath, o qual tem ampla abordagem e é mundialmente utilizado na reabilitação de pessoas com alterações neurológicas. Este tratamento pode ser aplicado a indivíduos de todas as idades (bebês, crianças e adultos), apresentando manuseios apropriados a cada faixa etária, com o objetivo de facilitar o movimento funcional e inibir movimentos e posturas anormais.

Este conceito foi desenvolvido em Londres por Karel Bobath (neurologista) e Berta Bobath (fisioterapeuta) através da prática clínica com pacientes neurológicos. Inicialmente, o tratamento era indicado a crianças com paralisia cerebral e adultos com acidente vascular encefálico. Durante as últimas décadas, os tratamentos das diversas áreas da saúde evoluíram, assim como o tratamento fisioterapêutico baseado no Conceito Neuroevolutivo Bobath, o qual acompanhou a evolução dos conhecimentos científicos da neurociência atual. Assim, este tratamento é indicado a diversas patologias que acometem o sistema nervoso.

O tratamento fisioterapêutico baseado no Conceito Bobath trabalha com a facilitação do movimento, ou seja, o paciente aprende e integra determinados movimentos através da própria execução, sendo oportunizadas diversas formas de ajustes automáticos à postura, a fim de produzir reações de proteção, retificação e equilíbrio. Através desta técnica o indivíduo deve ser capaz de iniciar, continuar ou completar uma tarefa funcional (atividade motora) da forma mais adequada possível, através de manuseios específicos (intervenção direta do fisioterapeuta), ou de forma indireta, influenciando por meio de alterações feitas no ambiente em que o paciente está inserido.

Nossa abordagem terapêutica envolve ação, análise e interpretação dos dados de avaliação. A partir disso são estabelecidos objetivos de curto e longo prazo, sendo possível desenvolver e implementar um plano de tratamento especifico a cada paciente.

Nós não ensinamos movimentos, nós os tornamos possíveis…

Bobath, 1981

 

Movement, Analysis, Education, Strategies (M.A.E.S. Therapy) - Análise do Movimento & Estratégias de Educação - Terapia M.A.E.S.



Abordagem para o tratamento de crianças com dificuldades de movimentos e coordenação, causadas por uma variedade de condições, por exemplo: Paralisia Cerebral, Paralisia de Erb, lesão cerebral adquirida, tendo como objetivo fornecer um tratamento de alta qualidade.

Essa abordagem visa proporcionar aos pacientes um tratamento muito específico e individualizado para melhorar a coordenação de seus movimentos a curto e longo prazo.

Durante as sessões de tratamento, os pais e cuidadores aprendem sobre a melhor forma de lidar e interagir com a criança para garantir a maior eficácia do tratamento.

Nosso objetivo principal está na análise e compreensão profunda do movimento e coordenação para, assim, encontrar estratégias que ajudem nossos pacientes com distúrbios do movimento a desenvolver um repertório de novas combinações de movimentos que eles, provavelmente, não desenvolveriam por conta própria.

TheraTogs

O TheraTogs é uma órtese dinâmica desenvolvida com material leve, flexível, e respirável, o qual é utilizado sob a roupa normal. Ajustado individualmente de acordo com a necessidade do paciente, composto de short e colete podendo ser estendidos aos membros superiores e inferiores, além disso dispõe de diversos modelos de tiras elásticas e velcros, especialmente desenvolvidos para serem fixados nas diversas partes corporais, de acordo com a necessidade clínica de cada criança.

Este sistema foi desenvolvido nos EUA pela fisioterapeuta Beverly Cusick, através da utilização do TheraThogs, o usuário pode obter benefícios terapêuticos, e entre eles destacam-se:

  • Remodelamento ósseo e articular;
  • Consciência corporal e estabilidade postural;
  • Alinhamento articular funcional;
  • Experiência sensório-motora que proporciona correto aprendizado motor;
  • Remodelamento ósseo e articular em bebês e crianças;
  • Consciência corporal e estabilidade postural;
  • Alinhamento articular funcional;
  • Vivência sensório-motora para um correto aprendizado motor em atividades diárias domiciliares e escolares.

O TheraThogs pode ser utilizado durante as sessões de terapias, assim como no ambiente escolar, domiciliar e nas demais atividades de vida diárias, permitindo ao usuário utilizá-lo até 16 horas diárias.

O TheraTogs é indicado para pacientes com ataxia, hipotonia, atetose e espasticidade; fraqueza muscular e déficit de equilíbrio; alterações da marcha; desvios articulares; instabilidade articular; problemas de recrutamento muscular; déficits de integração sensorial; alterações comportamentais; assimetria postural e déficit de equilíbrio muscular.

O CENEFFI dispõe de todas as numerações do Therathogs para avaliação e indicação conforme as necessidades individuais. Desta forma, capacitamos os pais e/ou responsáveis para compreender e executar a melhor forma de configuração do equipamento.

Mais informações sobre o produto podem ser encontradas no site oficial do TheraThogs.
site oficial do TheraThogs.

 

MOVE